Total de visualizações de página

sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

FELIZ 2011!!!

Passando para desejar a todos um Feliz 2011!
Muita paz, prosperidade, sucesso, amor, alegria, saúde, luz e vida!!!
Que possamos ser mais generosos e compreensivos com o próximo.
Que tenhamos discernimento do que é bom ou ruim para nós.
Que tomemos consciência do quanto é importante olhar pra baixo quando estamos subindo, do quanto é importante que sejamos mais humildes, verdadeiros e honestos ao invés de prepotentes, arrogantes ou dissimulados.
Que possamos acrescentar e não diminuir.
Que aprendamos a dividir.
Que sejamos capazes de ser e de fazer as pessoas felizes.
Que possamos ouvir ao invés de só falar.
Que aprendamos a usar a nossa boa educação e dar um bom dia, muitas vezes isso pode mudar o dia de alguém.
Que aprendamos a amar e perdoar não apenas pelos outros, mas por nós mesmos!
Que tenhamos garra e coragem para enfrentar as dificuldades diárias com dignidade e sem magoar os outros.
Que cuidemos melhor do nosso Planeta, que façamos nossa parte pelo amanhã!
Enfim, um Feliz Ano Novo e que com essa reflexão possamos nos melhorar a cada dia!

domingo, 26 de dezembro de 2010

Desertificação dos Solos





A desertificação é o processo de arenização dos solos por meio da chuva e do vento. 
É provocado, principalmente, pela atividade agropecuária extensiva. Ocorre após a retirada da cobertura vegetal original para substituir, geralmente por monoculturas (cultivo de uma única cultura em grandes escalas), ou para o plantio de pastagens. 
As enxurradas aceleram o processo gerando imensas crateras e o vento se encarrega de expandir a desertificação. Além de comprometer a agricultura, a desertificação compromete também o ecossistema das áreas atingidas. A terra fica seca e árida, inviabilizando qualquer tipo de plantação. 
Ocorrem erosões nos solos, secam as nascentes, reduzem os níveis dos rios, assoream os leitos dos rios e córregos. 
Cerca de 600 milhões de hectares são inutilizados por ano e 70% das terras áridas do Planeta estão inutilizadas.



Fonte: TCC - Ecopedagogia: Desenvolvendo a Consciência Ecológica (Gabriela D. P. Faria)

domingo, 5 de dezembro de 2010

A Fórmula dos “R”s



A fórmula dos “R”s consiste numa apresentação sugestiva de como se pode atingir o objetivo de conscientização para a prática de reaproveitamento de materiais em busca da qualidade de vida e preservação do meio ambiente.



Reduza - reduzir em nossas casas significa diminuir a compra e o consumo de tudo o que pode ser considerado supérfluo. Reduzir o tempo de uso diário de aparelhos eletrodomésticos e eletroeletrônicos, como televisão e computador, reduzir o tempo que a torneira ou o chuveiro ficam abertos. Se cada pessoa que tem carro reduzir o uso em apenas 3,2 quilômetros por mês é possível economizar mais de 1,1 bilhão de litros de gasolina por ano.

Reutilize - reutilizar os bens de consumo significa dar vida mais longa aos objetos, aumentando sua durabilidade e reparabilidade ou dando-lhes nova personalidade ou uso, muito comum com as embalagens retornáveis, rascunhos, roupas e sucatas nas oficinas de arte. Após a utilização de um produto ou material (sólido, líquido, energia, etc.) deve-se recorrer a todos os meios para reutilizá-lo. Reutilize envelopes, colocando etiquetas adesivas sobre o endereço do remetente e destinatário; aproveite folhas de papel rasuradas ou de propagandas para anotar telefones, lembretes, recados. No bebedouro, troque os copos descartáveis pela sua garrafinha! Use sacolas ecológicas e reutilize sacolas plásticas. Se cada pessoa no mundo usar uma sacola plástica a menos por semana, cerca de 227 milhões de litros de petróleo usados no processo de produção serão economizados!
Recuse - recusar produtos que agridem a saúde e o meio ambiente também é colaborar com o processo de conservação. Isto significa também não adquirir produtos com embalagens plásticas e de isopor, preferindo as de papelão porque são recicláveis, não poluem o meio ambiente e desperdiçam menos energia.

Recicle - reciclando você devolve o material usado ao ciclo da produção, poupando todo o percurso dos insumos virgens, com enormes vantagens econômicas e ambientais. Este processo consiste em fazer coisas novas a partir de coisas usadas. Recicle itens de vidro, metal e papel sempre que puder. Se cada um reciclar, em média, quatro revistas por ano, os aterros sanitários deixarão de receber 127 mil toneladas de papel!
Repense - é preciso que paremos de achar que estamos jogando as coisas fora quando jogamos no lixo, porque, na maioria dos casos, o “fora” não existe. O lixo não desaparece depois da coleta e acaba sendo destinado a aterros, incineradores ou usinas, localizados próximos da nossa residência. Pense sobre como economizar energia facilmente – use lâmpadas econômicas, apague as luzes e tire da tomada aparelhos sem uso. Se uma em cada dez pessoas no planeta tirar da tomada o carregador do celular fora de uso, cerca de 63 mil toneladas de CO2 deixarão de ser emitidos na atmosfera, o que equivale a tirar mais de 11 mil carros das estradas por um ano inteiro.

Fonte: TCC - ECOPEDAGOGIA: DESENVOLVENDO A CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA (Gabriela D. P. de Faria)

Seguidores