Total de visualizações de página

domingo, 24 de abril de 2011

Poluição da Água







A poluição da água resulta do lançamento de esgoto residencial ou industrial não tratados em cursos de água (rios, lagos ou mares) ou fertilizantes em alta quantidade que o corpo da água não pode absorver naturalmente. Estudos da Comissão Mundial de Água e de outros organismos internacionais demonstram que cerca de 3 bilhões de habitantes em nosso planeta estão vivendo sem o mínimo necessário de condições sanitárias. Em virtude desses graves problemas, espalham-se diversas doenças como diarréia, esquistossomose, hepatite e febre tifóide, que matam mais de 5 milhões de seres humanos por ano, sendo que um número maior de doentes sobrecarregam os precários sistemas de saúde destes países.
Os contaminantes mais comuns são substâncias tóxicas, agentes tensoativos, partículas sólidas, nutrientes em excesso, compostos orgânicos biodegradáveis, elementos que contenham CO2 em excesso (fumaça industrial, por exemplo), substâncias radioativas, agentes patogênicos e contaminação térmica.




Fonte: TCC - Ecopedagogia: Desenvolvendo a Consciência Ecológica  (Gabriela D. P. de Faria)

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Poluição do Solo








A poluição do solo é resultado da introdução de organismos xenobióticos (do grego “xenos”, estranho ou estrangeiro, e “bios”, vida, formando “forma de vida estranha àquele ambiente”) e dos resíduos químicos que são despejados sem cuidado algum. 
A poluição geralmente deriva da ruptura de tanques sépticos, da infiltração de água contaminada através do solo, da introdução de pesticidas, despejo de óleo e combustíveis, locais inapropriados de despejo de lixo, agrotóxicos, etc.
Os contaminantes mais comuns são hidrocarbonetos, solventes, pesticidas, chumbo e demais metais pesados.




Fonte: TCC: Ecopedagogia - Desenvolvendo a Consciência Ecológica (Gabriela D. P. Faria)

Seguidores