Total de visualizações de página

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Desmatamento das Florestas Naturais


As árvores da floresta primária servem de habitat para 75% da biodiversidade do Planeta, ou seja, de toda a vida na Terra. Estas florestas regulam o clima e fornecem os remédios que nos curam. As substâncias secretadas por elas são reconhecidas pelo nosso corpo. Nossas células falam a mesma língua. Nós somos da mesma família. Dependem delas para sobrevivência direta cerca de 1,6 bilhões de pessoas. Mas, em apenas 40 anos, a maior floresta do mundo, a Amazônica, diminuiu 20%. São desmatados por ano cerca de 75.400 hectares, o que equivale ao Município de São Paulo. O desmatamento feito pela pecuária chega a 75% e a floresta dá lugar a fazendas de gado ou de soja: 95% dessa soja são para alimentar gado e aves na Europa e Ásia. Assim, uma floresta é transformada em carne.
Há apenas 20 anos, Bornéu, a quarta maior ilha do mundo, era coberta por uma enorme floresta primária. No ritmo atual de desmatamento, vai desaparecer totalmente em 10 anos. A matéria viva une a água, o ar, a terra e o solo. Em Bornéu, essa união foi quebrada; um dos maiores reservatórios de biodiversidade do mundo. Essa catástrofe foi provocada pela decisão de substituir a diversidade da floresta por uma única espécie mais produtiva: a palma.
Outro exemplo de desmatamento maciço é o eucalipto. O eucalipto é usado para produzir celulose. As plantações estão desmatando, pois a demanda de papel quintuplicou em 50 anos.
Uma floresta não substitui outra floresta. Aos pés do eucalipto nada cresce. Suas folhas formam um leito tóxico para a maioria das outras plantas. Elas crescem rapidamente, mas esgotam as reservas de água. Soja, óleo de palma, eucalipto, o desmatamento, destrói o essencial para produzir o supérfluo.


Fonte: Extraído do meu TCC, Ecopedagogia: Desenvolvendo a Consciência Ecológica.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores