Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Pecuária e Insustentabilidade



A pecuária é a principal ameaça ao Pantanal, é a maior poluidora das águas, responsável por 8% do consumo humano de água doce e responsável por 18% das emissões de gases do efeito estufa. 
A pecuária consome 6 vezes mais água do que a produção de cereais e gasta 17 proteínas de cereais para produzir 1 proteína de carne. 
Uma das 3 maiores atividades contribuintes para os mais graves problemas ambientais, em todos os níveis: degradação do solo; mudanças climáticas; poluição do ar; esgotamento e poluição das águas; perda da biodiversidade; etc. 
O índice de desenvolvimento humano nas cidades com grandes rebanhos é igual aos dos países mais pobres do Planeta e a produção de grãos em 100 hectares de uma fazenda alimenta 1100 pessoas; com carne, apenas 8 pessoas.

Segundo a professora Helena Ribeiro, do Departamento de Saúde Ambiental da FSP-USP, o consumo de carne, em ascensão, gera um mercado cada vez mais robusto e impulsiona o valor da mercadoria. No entanto, como alternativa alimentar, o consumo de carne é altamente ineficiente, aponta.

“Um hectare de terra utilizada para a pecuária produz 34 quilos de carne. Na mesma área é possível produzir 6.500 quilos de milho, ou 3.800 quilos de feijão. Assim, uma região de pastagens poderia alimentar uma parcela maior da população, sem necessidade de desmatamento e ocupação de novas terras. Além disso, a dieta baseada em cereais diminuiria os impactos na saúde”, afirmou.

Já na década de 1970 grupos ambientalistas argumentavam que era preciso favorecer alternativas ao consumo de carne. Grande parte da literatura científica sobre o tema foi produzida naquela época, nos Estados Unidos. “Retomamos essa reflexão. Hoje, sabemos que quando se fala em coibir o desmatamento da Amazônia é preciso criar alternativas econômicas à pecuária”, afirmou.




Fontes: TCC - Desenvolvendo a Consciência Ecológica (Gabriela Faria); Fábio de Castro /Agência FAPESP; José A. de Paiva (Vamos Cuidar da Nossa Mãe-Terra)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores