Total de visualizações de página

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Uma breve introdução ao problema...


Há alguns anos os meios de comunicação começaram a enfatizar os cuidados com o meio ambiente, a importância dos recursos naturais em nossas vidas, os prejuízos que nos causam ou causarão o aquecimento global, o desmatamento das florestas naturais, o buraco de ozônio na Antártida, os incêndios, o derretimento dos pólos e das geleiras, a desertificação dos solos, a não reciclagem do lixo, a inconsciência ou ignorância de quem contribui com a poluição, seja da água, do solo, a sonora, a visual, a atmosférica ou a nuclear.

As escolas, as comunidades e até mesmo alguns veículos de comunicação têm trabalhado a conscientização das pessoas para que possamos desacelerar esse processo de destruição da Natureza e de nosso Planeta, existem projetos de reciclagem, de reaproveitamento de alimentos, de substituição de sacolas plásticas por sacolas retornáveis, de programação e redução de consumo de energia e recursos naturais de forma que a economia faça parte do nosso bolso e também sirva de ajuda ao Planeta.

Costuma-se dizer que o hábito suja os olhos; a gente olha, mas não vê. O desperdício e o consumo não responsável de um terço da população sugam recursos naturais que levaram bilhões de anos para se formar, poluem o ar, a água e o solo; seca as nascentes; extermina várias espécies animais; dizima florestas naturais, extenuando a Terra, em prejuízo dos dois terços que menos consomem. Estamos habituados ao consumismo e ao desperdício, a olharmos e não vermos tanta fome e miséria.

Mais do que educadores ou educandos, somos seres humanos que precisamos tomar conhecimento e providências urgentes em prol da sustentabilidade do planeta Terra.







Extraído do meu TCC, Ecopedagogia: Desenvolvendo a Consciência Ecológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seguidores